Poucos meses atrás, a Proxmox lançou a versão beta do Proxmox Backup Server, também chamado resumidamente de PBS. Este novo produto, que exige instalação preferencialmente em uma máquina física local, traz inúmeras vantagens quando comparamos com o modelo de backup anterior e promete inclusive substituir ferramentas avançadas de backup como Veritas; Commvault e Veeam; tudo isso sem custo e integrado ao gerenciador de maquinas virtuais, o Proxmox Virtual Environment (PVE).
Uma das características principais é a utilização de backup diferencial das maquinas virtuais, isso faz com que após um backup completo, apenas o que é modificado é efetivamente backupeado. Esta funcionalidade em conjunto com deduplicação e compactação do tipo Zstandard, reduz muito o espaço de armazenamento necessário e também o tempo de execução do backup. Como no modelo tradicional, o backup pode ser realizado com a maquina virtual em funcionamento.
Outra funcionalidade que pode agregar muito futuramente é a possibilidade de fazer o backup 'por dentro' do sistema operacional da maquina virtual e não apenas do disco virtual. O backup do disco virtual é bem interessante, mas caso precise recuperar apenas um arquivo do disco, todo o backup deve ser restaurado. Fazendo o backup no sistema operacional da VM, um arquivo pode ser recuperado individualmente e pela interface de administração web, sem a necessidade de instalar ferramentas de gerenciamento, pois tudo é gerenciado no próprio PBS. Até o momento o único sistema operacional suportado para backup 'por dentro' da VM é o Debian 10, mas o pessoal da Proxmox promete o desenvolvimento de clientes futuramente inclusive para Windows. O backup do disco virtual inteiro é suportado para todos os tipos de sistemas operacionais instalados nas maquinas virtuais.
No quesito segurança, o PBS pode utilizar criptografia para dados em repouso e também na transferência de backups.
Montamos um vídeo mostrando estas e outras novidades que vocês podem conferir abaixo:
Uma funcionalidade interessante e que pode agregar muito mais segurança na estrutura de virtualização é a sincronização entre dois servidores PBS. Isso permite que você tenha um servidor PBS em sua estrutura física local, junto ao Proxmox Virtualizador, tornando o backup rápido e outro servidor PBS e um local físico diferente, seja um ambiente de nuvem, outra filial da empresa, etc. O PBS pode sincronizar os arquivos de backup das maquinas virtuais através da internet e como apenas os dados atualizados são backupeados, a sincronia não se torna demorada, já que é uma quantidade menor de dados atualizado diariamente. Claro que o primeiro backup, o chamado backup full será completo.
Assim em caso de falha catastrófica em um ambiente local, você ainda terá os dados salvos em outro local físico e a partir disso, pode criar uma estrutura de DR (Disaster Recovery) neste outro local ou sincronizar os backups de volta.
Também fizemos um vídeo sobre a sincronização entre PBS em locais diferentes, tudo está explicado no vídeo abaixo:
A segurança dos dados é uma prioridade, ou deveria ser, na maioria dos ambientes e um backup prático e funcional é parte importante. O uso de virtualização facilitou a operacionalização de backups confiáveis e com baixo tempo de indisponibilidade. O Proxmox Backup Server chega para facilitar a vida dos administradores de ambiente, reduzindo custos, agregando mais segurança em um ambiente integrado e de fácil administração.
Se ainda não conhece, veja abaixo o que o Proxmox pode fazer por você:
Estamos prontos para te auxiliar no seu projeto de virtualização. Entre em contato!
Deixe seu comentário:
Confira também:
Adequações a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados
Agora somos Parceiro Oficial da Proxmox
Artigo - Usando Storage Distribuído com Proxmox e Ceph.