Notícias

É possível trabalhar com virtualização segura, replicando maquinas virtuais sem custos de licenciamento?

    Além do aproveitamento quase total dos servidores quando aplicamos virtualização, a infraestrutura se torna mais maleável, permitindo migrações e a desvinculação do Sistema Operacional com o hardware.

 

    Uma das soluções mais comuns para uso em virtualização é armazenar as maquinas virtuais em storages de rede compartilhados, sejam eles algum equipamento com FreeNas, Nas4Free ou mesmo soluções de storage próprias para este fim. Porém em alguns casos, ou é necessário acesso rápido a disco, ou você não dispõe de um bom storage de rede ou quer aproveitar os discos locais dos servidores. Nestes casos uma solução de replicação de maquinas virtuais locais é sem dúvida uma grande alternativa.

 

Como funciona a replicação de maquinas locais?

 

    Com uma equipe qualificada, contando com profissionais com certificações reconhecidas mudialmente como a LPI-304 entre outras, inclusive na área de infraestrutura em nuvem, a TecnoApp trabalha a algum tempo com o ambiente de virtualização chamado Proxmox, ele utiliza o Qemu/KVM e toda configuração é gráfica por interface Web. Não existe custo de licenciamento para o uso do Proxmox e com ele é possível utilizar as funções de replicação de maquinas virtuais locais.

    Um exemplo dos benefícios desta configuração pode ser visto na prática no case executado por nós na empresa de provedores de internet Linkcariri:

 

"Os investimentos em infraestrutura são constantes, pois nosso objetivo é levar para cada cliente acesso à tecnologia de ponta e proporcionar experiências positivas através de navegações de qualidade." Facebook da empresa

 

    Para focar seus recursos no investimento de infra estrutura sem precisar desperdiçá-los com licenciamento de software, agregando a segurança da replicação nas maquinas virtuais tanto de monitoramento de rede como de software de serviços entregue a seus clientes, implementamos esta solução com cluster e Hosts de virtualização em diferentes locais físicos, onde as maquinas virtuais são replicadas através de uma estrutura de fibra óptica.

 

    Apesar de aumentar a segurança e a continuidade das operações de modo exponencial, não foi necessário a aquisição de equipamento específico para o procedimento e as maquinas virtuais podem ser executadas tanto em um local como em outro, balanceando o uso dos servidores sem perder a sincronia da replicação.

 

   Se você precisa de uma solução deste tipo, entre em contato. Além de configurar a solução, também passamos todas as informações para a continuidade e o crescimento da solução pela equipe interna de sua empresa, sem a necessidade de dependência com a TecnoApp.

   Se você ainda não conhece o Proxmox, sugerimos um curso Online da ferramenta, também ministramos treinamentos no local.

 

 

Deixe seu comentário:

Confira também:

Adequações a LGPD - Lei Geral de Proteção de Dados

Agora somos Parceiro Oficial da Proxmox

Artigo - Usando Storage Distribuído com Proxmox e Ceph.

2024 © TecnoApp Soluções - Todos os direitos reservados